SEPLAG promove reuniões sobre projetos para serem estruturados como PPP ou concessão

10 de setembro de 2024 - 16:46

A Coordenadoria de Captação de Recursos e Alianças com Público e Privado (Cocap), por intermédio da Célula de Alianças Público-Privadas (Ceapp) da Seplag, com o objetivo de elaborar uma relação de projetos para serem estruturados, avaliou a viabilidade de propostas de contratações na modalidade de Concessão de Grande Vulto ou Parceria Público-Privadas (PPPs) no estado. Para isso, realizou reuniões sobre as propostas de projetos encaminhadas pelos órgãos/entidades registrados em formulário para captação de ideias de projetos.

Essa atividade é uma das etapas para a elaboração da carteira de projetos promovida pela Seplag. O primeiro passo foi dado com a realização do Workshop de Alianças Público-Privadas ocorrido em abril deste ano. As reuniões abrangeram projetos nas áreas de meio ambiente, recursos hídricos, gestão patrimonial, capacitação, tecnologia da informação, habitação, saúde e turismo, e ocorreram entre os dias 10 de julho e 5 de setembro de 2024.

Reunião na Secretaria do Meio Ambiente e Mudança Climática

 

Reunião na Secretaria do Meio Ambiente e Mudança Climática

 

Reunião da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior

 

Reunião da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior

 

Reunião da Secretaria das Cidades

 

Reunião da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos

 


Reunião da Secretaria da Proteção Animal

Reunião na Secretaria do Turismo

 

As visitas técnicas foram realizadas conforme o agendamento dos órgãos que responderam o formulário com uma ou mais ideias de projetos. A partir desses agendamentos, as reuniões aconteciam nos órgãos ou entidades, envolvendo os técnicos da Seplag/Cocap e os técnicos e gestores da instituição.

As reuniões eram conduzidas em quatro momentos. Primeiramente, ocorria a apresentação dos técnicos da Seplag, que abordavam os principais conceitos e definições relacionados a concessões comuns e Parcerias Público-Privadas (PPPs). Além disso, foi compartilhado exemplos de projetos semelhantes à ideia enviada, que já estavam em execução no Ceará ou em outros estados e municípios brasileiros.

No segundo momento, o órgão responsável apresentava o projeto de forma mais detalhada. Era a oportunidade de fornecer informações específicas sobre a proposta.

Como terceiro passo, discutiam-se os encaminhamentos para o projeto exposto, incluindo sugestões de melhorias. Essa etapa visava aprimorar a viabilidade e a aderência do projeto as modalidades de contratação.

Por fim, no quarto momento, definiam-se os próximos passos para aquele projeto específico. Nesse contexto, apresentava-se de forma resumida o fluxo de seleção e estruturação de concessões e PPPs no estado do Ceará.