Institucional

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado. Se popularizou na década de 60, quando a Letraset lançou decalques contendo passagens de Lorem Ipsum, e mais recentemente quando passou a ser integrado a softwares de editoração eletrônica como Aldus PageMaker.

 

Porque nós o usamos?

É um fato conhecido de todos que um leitor se distrairá com o conteúdo de texto legível de uma página quando estiver examinando sua diagramação. A vantagem de usar Lorem Ipsum é que ele tem uma distribuição normal de letras, ao contrário de “Conteúdo aqui, conteúdo aqui”, fazendo com que ele tenha uma aparência similar a de um texto legível. Muitos softwares de publicação e editores de páginas na internet agora usam Lorem Ipsum como texto-modelo padrão, e uma rápida busca por ‘lorem ipsum’ mostra vários websites ainda em sua fase de construção. Várias versões novas surgiram ao longo dos anos, eventualmente por acidente, e às vezes de propósito (injetando humor, e coisas do gênero).

Alianças Público-Privadas

 

As alianças público-privadas compreendem as diversas formas de relacionamento entre o ente público e a iniciativa privada visando a execução de serviços de interesse público e o desenvolvimento de infraestrutura, em geral orientado para atingimento de metas.

 

Essa estrutura apresenta vantajosidade para o poder público, quando se tem ganho de eficiência. Quando o projeto é uma parceria público-privada, o pagamento público é condicionado à qualidade do serviço e compartilhamento de riscos, além de ser possível viabilizar investimentos vinculados a sua amortização, quando da prestação do serviço.

 

Para o setor privado, o desenvolvimento dessas parcerias permite a ampliação dos segmentos nos quais esse setor pode atuar e propícia uma melhor estrutura de obras e serviços para o desenvolvimento de projetos, bem como contratos de longo prazo.

 

No Brasil, os contratos de parceria que formalizam as alianças público-privada são diferenciados entre Concessões (Lei nº 8.987/95) e Parcerias Público-Privadas – PPP (Lei nº 11.079/04). Sendo similares em aspectos como: projetos de longo prazo, envolvendo a delegação de serviços públicos, intensivos em capital, que demandam investimento com alavancagem, operados por meio de sociedade de propósito específico, com uma análise criteriosa de riscos.

 

Cada modalidade de aliança público-privada possui sua especificidade, sendo importante uma breve contextualização sobre os conceitos. A privatização diz respeito à transferência integral e definitiva de ações de empresas estatais para o setor privado. A concessão ocorre quando a administração pública outorga a execução de um serviço por períodos definidos a uma empresa privada diante da aprovação, regulação e fiscalização do Poder Executivo. Já as parcerias público-privadas, que são também concessões, possuem contratos com mecanismos robustos, modernos e eficientes que estabelecem a divisão de responsabilidades entre a autoridade pública e a iniciativa privada, com a instituição de indicadores de desempenho, metas e qualidade que devem ser observados pelo sócio privado e supervisionados pelos governos para a gestão de atividades e infraestruturas destinadas à população.

 

No Ceará, as concessões são reguladas pela Lei nº 12.788 de 30 de dezembro de 1997 e as PPPs são normatizadas pela Lei nº 14.391 de 07 de junho de 2009.

 

Governança das PPP e Concessões de grande porte

 Atores envolvidosAtividades
Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (CGPPP)Órgão superior com função deliberativa no que se refere às PPP´s e Concessões de grande porte.
Grupo Técnico de Parcerias (GTP)Grupo que subsidia tecnicamente o Conselho Gestor sobre PPP e Concessões.
Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag)Órgão central no âmbito da administração pública estadual que realiza a gestão dos processos de PPP e Concessões de grande porte. Possui a Célula de Alianças Público-Privadas que funciona como Secretaria Executiva do CGPPP e Coordenação do GTP.

SetoriaisÓrgãos ou entidades que possuem projetos de PPP em estruturação e/ou em execução. Atuam como Poder Concedente nos contratos, sendo responsáveis por sua gestão. Eventualmente podem atuar como colaborador para estruturar, monitorar ou fiscalizar projeto de outro órgão/entidade.


Parceiro privado
Empresa ou conjunto de empresas que estuda ou executa o projeto de concessão após a contratação e constituição da Sociedade de Propósito Específico.
Tribunal de Contas do Estado (TCE)Controle externo do Estado. Realiza atividades relativas à avaliação e à fiscalização de processos de desestatização, realizados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.
Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) 
Apoia tecnicamente os projetos de PPP e Concessões em suas variadas fases como estruturação, modelagem e execução a convite do GTP, além de regular e fiscalizar contratos no âmbito de sua competência.
Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE)
Apoia tecnicamente os projetos de PPP e Concessões em suas variadas fases como estruturação, modelagem e execução a convite do GTP, notadamente nos estudos econômicos.

Processos

 

É sabido que projetos de parcerias público-privadas, concessões comuns e de uso de grande porte são, por natureza, projetos de grande complexidade e de longa duração, o que exige que as atividades anteriores à licitação demandem um elevado grau de articulação, conhecimento e inovação empregados, alinhados ao comprometimento fiscal e à transparência. Tais especificidades resultam em processos com muitos atividades correlacionadas e vários atores envolvidos.

No intuito de propiciar uma melhor compreensão, eficiência, efetividade e transparência no que diz respeito às demandas ligadas às alianças público-privadas no Estado do Ceará, a Coordenadoria de Captação de Recursos e Alianças com Público e Privado (Cocap) por meio da Célula de Alianças Público-Privadas (Ceapp) mapeou os processos de estruturação, contratação, execução e extinção das Parcerias Público-Privadas e das Concessões por meio de fluxogramas ilustrativos, disponibilizando as informações sobre as diversas fases do ciclo do macroprocesso gestão das alianças público-privadas.

 


Equipe Técnica

 

Coordenadoria de Captação de Recursos e Alianças com o Público e Privado (Cocap)

Ticiana da Mota Gentil Parente – Coordenadora

Regis de Albuquerque Silva – Articulador

 

Célula de Alianças Público-Privadas (Ceapp)

Rejane Albuquerque Cavalcante – Orientadora

Alysson Inácio de Oliveira – Assistente de Gestão

Manoela Vasconcelos Macêdo Sá – Assistente Técnico